Outros artigos de Luciano Ferraz
Importado da ConjurTexto preservado aqui para leitura direta — leia também na fonte original ↗
Artigo doutrinário

Em matéria de improbidade administrativa, a CF já tem tudo?

Publicado originalmente no Conjur (conjur.com.br)

A Lei de Improbidade Administrativa é um bom laboratório para que se medite sobre a compreensão de que o STF pode tudo

Ler no Conjur Entrar para salvar Baixar PDF acadêmico Bookmarklet

Citação acadêmica

Copie a referência deste artigo no estilo da sua escolha e cole no seu trabalho. Geramos a citação no padrão exigido pela maioria das revistas jurídicas brasileiras. Ver guia completo.

Ver prévia das três referências▸
ABNT
FERRAZ, Luciano. Em matéria de improbidade administrativa, a CF já tem tudo?. conjur_import, 1 out. 2026. Disponível em: https://conjur.com.br/2026-out-01/em-materia-de-improbidade-administrativa-a-constituicao-ja-tem-tudo. Acesso via: JurisTube — Acervo Digital de Direito. Disponível em: https://juristube.com.br/colunistas/luciano-ferraz/em-materia-de-improbidade-administrativa-a-cf-ja-tem-tudo. Acesso em: 2 out. 2026.
APA
Ferraz, L. (2026, October 1). Em matéria de improbidade administrativa, a CF já tem tudo?. *conjur_import*. https://conjur.com.br/2026-out-01/em-materia-de-improbidade-administrativa-a-constituicao-ja-tem-tudo
Chicago
FERRAZ, Luciano. 2026. “Em matéria de improbidade administrativa, a CF já tem tudo?.” *conjur_import*, October 01. https://conjur.com.br/2026-out-01/em-materia-de-improbidade-administrativa-a-constituicao-ja-tem-tudo
BibTeX
@article{luciano-ferraz-em-mat-ria-de-improbidade-administrativa-2026,
  author = {Ferraz, Luciano},
  title = {Em matéria de improbidade administrativa, a CF já tem tudo?},
  journal = {conjur_import},
  year = {2026},
  url = {https://conjur.com.br/2026-out-01/em-materia-de-improbidade-administrativa-a-constituicao-ja-tem-tudo},
  urldate = {2026-10-01}
}

Em tempos de crise institucional no Supremo Tribunal Federal, os holofotes se voltam para decisões tomadas ao ritmo do cenário político-eleitoral. Mas o STF tem muito mais do que relevância política na estrutura dos poderes constituídos. É a Corte da Constituição. E como tal decide processos judiciais com reflexos intensos sobre a vida institucional e societária das pessoas.

A compreensão de que um Tribunal Constitucional pode tudo já foi objeto de críticas na doutrina estrangeira, com destaque para a Alemanha. O fenômeno foi descrito por Ernest Forsthoff pela expressão “constituição como genoma jurídico”. Dela derivaria tudo, sem a necessidade de mediação do Poder Legislativo: “do Código Penal até a lei sobre Fabricação de termômetros para febre” [1].

Nesse passo, a atividade de legislar seria mera constatação daquilo que já foi decidido pela Constituição: um Estado judiciário constitucional e não um Estado legislativo parlamentar.  Em suma: uma inversão de papéis, que embala uma perspectiva democrática.

A Lei de Improbidade Administrativa é um bom laboratório para que se medite sobre essa tensão. O STF já se debruçou sobre a reforma promovida pela Lei 14.230/21 algumas vezes, tendo, recentemente, concluído o julgamento das ADIs 7.236 e 7.156. Várias foram as disposições tocadas pela decisão [2].

A despeito de tudo isso, o ponto central da reforma — a exigência do elemento subjetivo doloso para a caracterização da improbidade administrativa, permanece, pelo menos por enquanto, inalterado. Mas isso parece incomodar muito, corpos e corporações…

A questão foi aventada no Tema 1.199, que estabeleceu o dolo como requisito indispensável para qualquer modalidade de ato de improbidade, com aplicação aos processos em curso (retroatividade mitigada). Mas o que a Lei 14.230/2021 buscou, em realidade, foi acabar, não apenas com a modalidade culposa, mas, essencialmente, com a questionável figura do dolo genérico, com corpo e alma e presunção de dolo [3]. Passou-se a exigir, com a Lei 14.230/21, o dolo, acompanhado da vontade livre e consciente do agente em alcançar o resultado ilícito pretendido, conforme se vê dos §§ 2º e 3º, do artigo 1º e do artigo 11, §§ 1º e 2º, da LIA [4], comprovando-se na conduta funcional do agente público o fim de obter proveito ou benefício indevido para si ou para outra pessoa ou entidade, não a mera conduta descrita nos tipos legais [5].

Inusitadamente, recente decisão monocrática do ministro Alexandre de Moraes, na Reclamação 97.395, ressuscita a divergência sobre a natureza do dolo na ação de improbidade administrativa. O decium, com as vênias de praxe, faz as vezes de um embargo de declaração individual e isolado na quadra do Tema 1.199 do STF.

No caso, o que parece mais despertar curiosidade e atenção é que a fundamentação anotada pelas mãos do ministro Alexandre de Moraes apoia-se em precedentes do STJ todos anteriores à reforma da LIA, a exemplo do REsp 951.389/SP, de 4/5/2011, do AREsp 271.755/ES, de 22/3/2017 e do AREsp 1.771.958/SP-ED AgR, publicado em 20/9/2021. Além deles, é citado como fundamento o Recurso Especial Eleitoral nº 060012658/SP AgR, relatado pelo próprio ministro Moares, também julgado e publicado antes da vigência da Lei 14.230/21 (ocorrida no DOU de 26/10/2021).

Decisões judiciais anteriores à reforma da LIA cristalizaram o sentido do elemento subjetivo num viés equivocado, o do nefasto dolo genérico, levando o legislador democrático a buscar a mudança [6]. Que Direito Sancionatório Administrativo é esse que só conhece temas constitucionais e nada mais? Que não enfrenta as alterações legislativas?

Com efeito, foram exatamente decisões como essas citadas pelo ministro Moraes que a Lei 14.230/2021 quis superar… quiçá para reorientar a jurisprudência a decidir com base na conceituação infraconstitucional dolo e na gravidade sancionatória do ato de improbidade administrativa. A prevalência da orientação de Moraes nas próximas assentadas do Plenário do STF é, renovada vênia, um desalento: seja ao Poder Legislativo ou à competência de interpretação uniformizadora do STJ: confirmará o paradoxo anunciado por Forsthoff, o de que a Constituição (brasileira) já tem tudo…¹


[1] A citação é constante do posfácio (2022) da obra de ALEXY, Robert. Teoria dos Direitos Fundamentais. Trad. de Virgílio Afonso da Silva. São Paulo: Malheiros, 2008. p.575-576.

[2] Ver: INFORMATIVO STF. Brasília: Supremo Tribunal Federal, Secretaria de Altos Estudos, n. 1225/2026. Disponível em: http://portal.stf.jus.br/textos/verTexto.asp?servico=informativoSTF. Data de divulgação: 24 de agosto de 2026. Acesso em 29.09.2026.

[3] A decisão com que se depara neste ensaio tenta fazer, mas sem indicar o caminho, a diferença entre dolo genérico e presunção de dolo. É mesmo difícil a compreensão entre o que deriva da mera conduta que não se presuma a partir apenas do comportamento em si do agente.

[4] Art. 1º (…)

§2º Considera-se dolo a vontade livre e consciente de alcançar o resultado ilícito tipificado nos arts. 9º, 10 e 11 desta Lei, não bastando a voluntariedade do agente. (Incluído pela Lei nº 14.230, de 2021)

§3º O mero exercício da função ou desempenho de competências públicas, sem comprovação de ato doloso com fim ilícito, afasta a responsabilidade por ato de improbidade administrativa. (Incluído pela Lei nº 14.230, de 2021)

Art. 11. (…) § 1º Nos termos da Convenção das Nações Unidas contra a Corrupção, promulgada pelo Decreto nº 5.687, de 31 de janeiro de 2006, somente haverá improbidade administrativa, na aplicação deste artigo, quando for comprovado na conduta funcional do agente público o fim de obter proveito ou benefício indevido para si ou para outra pessoa ou entidade. (Incluído pela Lei nº 14.230, de 2021).   § 1º Nos termos da Convenção das Nações Unidas contra a Corrupção, promulgada pelo Decreto nº 5.687, de 31 de janeiro de 2006, somente haverá improbidade administrativa, na aplicação deste artigo, quando for comprovado na conduta funcional do agente público o fim de obter proveito ou benefício indevido para si ou para outra pessoa ou entidade. (Incluído pela Lei nº 14.230, de 2021 § 2º Aplica-se o disposto no § 1º deste artigo a quaisquer atos de improbidade administrativa tipificados nesta Lei e em leis especiais e a quaisquer outros tipos especiais de improbidade administrativa instituídos por lei. (Incluído pela Lei nº 14.230, de 2021)

[6] Veja o que dispõe a Constituição no Art. 37, § 4º: “Os atos de improbidade administrativa importarão a suspensão dos direitos políticos, a perda da função pública, a indisponibilidade dos bens e o ressarcimento ao erário, na forma e gradação previstas em lei, sem prejuízo da ação penal cabível.”

Compartilhar
Vídeos relacionados
Continue lendo sobre
Outros artigos sobre este tema
acervo com mais de 1.800 artigos

Este artigo foi originalmente publicado em conjur.com.br e está aqui hospedado para leitura, citação e uso como anexo a coleções de vídeos do JurisTube. Os direitos autorais permanecem com o(a) autor(a) e com o veículo original.

  1. Read this page in English?
    One click and JurisTube switches languages.